segunda-feira, janeiro 12, 2004

A Âncora do Rei?

Com tanta confusão na Terra Santa, pouca gente reparou nesta notícia.
Ainda não há muita informação disponível mas, segundo o jornal israelita "Haaretz", foi descoberta no Mar Morto uma âncora de grandes dimensões (pesando meia tonelada) atribuível ao período romano, datada em cerca de 2.000 anos.

Indiscutivelmente, um achado histórico de interesse para a datação das navegações neste mar fechado. Arqueologicamente falando, a descoberta de uma âncora tão antiga em madeira reveste-se de um valor excepcional sendo, de facto, extremamente rara pois, após o naufrágio ou o abandono da mesma em situação de perigo, a madeira decompõe-se rapidamente quando exposta aos organismos marinhos que proliferam nas águas oceânicas. Este exemplar foi preservado pela alta salinidade do Mar Morto, que impediu a proliferação desses organismos.
Agora, quanto à história de a dita âncora pertencer à própria embarcação de recreio do bíblico Herodes, Rei da Judeia, bom... a conexão é, no mínimo ainda pouco evidente.

Morte de um Rei Maldito
Entretanto, também há quem julgue ter descoberto a verdadeira causa da morte do Rei Herodes, dito arqui-inimigo de Jesus Cristo. A comprovar-se este diagnóstico milenar, a sua morte deve ter sido apavorante.

Sem comentários: