sábado, janeiro 17, 2004

Histórias de Submarinos

Imaginem que houve um actual Presidente de Câmara norte-americano (de Bossier City, Louisiana) responsável pelo incêndio acidental do próprio submarino durante a II Guerra Mundial. A vontade de servir foi demasiada e, no rescaldo de um combate, George Dement, cozinheiro de bordo do USS «Razorback», deu largas ao seu entusiasmo profissional de tal maneira que pôs fogo à pequena cozinha de bordo, espalhando-se o fumo rapidamente pelos compartimentos do submarino. O resultado foi uma refeição perdida e uma subida à superfície de emergência. Um grande susto sem consequências de maior, em pleno Pacífico, no último ano da guerra (1945).

Surpreendentemente, os sobreviventes da tripulação souberam que o submarino se encontrava ainda no activo, ao serviço da Marinha de Guerra turca. Após algumas negociações por iniciativa de um grupo de veteranos ("Save The Razorback"), assegurou-se o seu regresso aos Estados Unidos. Mais propriamente a North Little Rock, no Estado do Arkansas, onde chegará no próximo Verão e aí ficará em exposição permanente.

Compilada a curiosa história do regresso do mesmo submarino USS «Razorback», cuja folha de serviços inclui os seguintes objectivos alcançados: 2 navios de guerra japoneses, 4 navios mercantes e 12 champanas (embarcações veleiras tradicionais) afundadas e 5 aviadores aliados resgatados. O velho submarino ainda serviu durante a Guerra do Vietname, tendo sido posteriormente vendido à Turquia, que o rebaptizou de «Murat Reis». Servirá dentrou de poucos meses de museu naval em memória do maior conflito do século XX.

Visitas a Submarino com 125 anos
Pela primeira vez desde o seu afundamento, em 1880, o interior de um submarino afundado na costa Norte do País de Gales tem sido mostrado. O arqueólogo subaquático Mike Bowyer efectuou um mergulho no «Resurgam» para instalar uma câmara.

O «Resurgam» ficou para a História como o primeiro submarino com sistema de propulsão mecânica, e foi construído pelo Reverendo e Manchester George Garrett em 1879, em Birkenhead, tendo-se afundado devido a uma forte tempestade na costa de Rhyl durante a sua viagem inaugural. Medindo 13,70 metros de comprimento e pesando 30 toneladas, o submarino possuía uma autonomia de 4 horas. Depois de uma avaria sofrida na sua viagem inaugural em direcção a Portsmouth, onde deveria ser demonstrada aos oficiais da Royal Navy, afundou-se quando era rebocado no meio de uma tempestade. Só viria a ser descoberto em 1995, dando início ao Projecto Resurgam , destinado a estudar e conservar o curioso submarino.

Tratando-se de um exemplar único na História da engenharia naval, segundo o arqueólogo, não há tempo a perder na recuperação do submarino do seu local de descanso, pois a cada ano que passa o seu estado de conservação degrada-se mais um pouco. Contempla-se a hipótese de colocar o velho «Resurgam» em exposição. Estima-se que o custo de uma eventual remoção atingiria os 2 milhões de libras.

Artigo do IC North Wales. Mais informações detalhadas sobre o «Resurgam» aqui.

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