segunda-feira, dezembro 29, 2003

Herança Marítima Reconhecida: o Museu Nacional da Indústria Naval

A Assembleia da República aprovou por unanimidade, no passado dia 18 de Novembro, o relatório sobre o Projecto de Lei n.º 285/IX, que visa a criação do Museu Nacional da Indústria Naval, na dependência do Ministério da Cultura, a instalar em Almada.

A criação deste museu surge de uma proposta do Grupo Parlamentar do PCP, que defende que a evolução histórica da indústria da construção e manutenção naval, bem como a sua importância social e económica para o país, em particular, para a região da Grande Lisboa (com destaque para o Concelho de Almada), justifica a criação de um museu que valorize, promova e defenda a indústria naval portuguesa.

Ao museu serão confiadas as missões de promover a recolha de equipamentos e documentos relacionados com a indústria de reparação e construção naval em Portugal, bem como proteger, estudar e divulgar todo o acervo recolhido e promover o interesse público por aspectos relativos à herança cultural da indústria naval, através de exposições, colóquios e seminários.

Finalmente, boas notícias marítimas? Só esperamos que não termine no mesmo saco vazio ocorrido com o defraudado complexo museológico de Foz Côa.

Sem comentários: