terça-feira, dezembro 23, 2003

Então sempre se faz...

...o túnel sob o Estreito de Gibraltar.
Desta é de vez, a construção deverá ser iniciada dentro de 5 anos, unindo Europa e África. Prevê-se a conclusão deste mega-projecto dentro de uma década.
O túnel ferroviário, baseado no "Channel Tunnel" sob o Canal da Mancha, terá cerca de 40 quilómetros, 27 dos quais serão escavados sob as águas do Estreito que une o Atlântico ao Mediterrâneo, atingindo uma profundidade de 390 metros abaixo do nível do mar no seu ponto mais baixo.
A extremidade espanhola do túnel será em Punta Palomas, cerca de 47 quilómetros a Oeste de Gibraltar, enquanto que a extremidade Marroquina se situará em Punta Malabata, próximo de Tânger.
Os dois países comprometeram-se a um investimento inicial de 26 milhões de Euros na pesquisa do projecto, a decorrer nos próximos dois anos.
Mais detalhes na BBC.

Ponte ou Túnel?
Uma ideia competidora para travessia do Estreito sobre uma ponte foi rejeitada, não obstante as declarações confiantes do Engenheiro projectista, afirmando recentemente que a ponte nunca cairía vítima de tempestade alguma.

Curiosidades
Há quase 13 séculos, Rodrigo, último rei Visigodo de Espanha, não resistiu ao ímpeto muçulmano.
No ano 711 d.C. Tarik ibn Ziyad, general e governador da faixa ocidental do Magrebe, atravessou o Estreito à frente de 18 mil homens, baptizando com o seu nome o enorme rochedo andaluz: Jab Al Tariq (Gibraltar), dando início à invasão da Península Ibérica. Mais uma vez, o Mundo Árabe aqui tão perto de nós. Espera-se agora uma invasão bem mais pacífica e de utilidade para ambos os lados do Estreito.

Estreito este, que em 2004 assinala (coincidência ou não) o aniversário de 3 séculos de presença inglesa em Espanha.
Uma espinha decerto difícil de engolir para Aznar.

Sem comentários: