domingo, fevereiro 08, 2004

Vestígios da Guerra Submarina de 1914-18 ao Largo da Califórnia

Mergulhos Profundos em Submarino Imperial Alemão da Grande Guerra
A 9 de Julho de 2003, a uma profundidade ainda não especificada, um grupo de pesquisadores norte-americanos descobriu ao largo da California o longamente procurado local de afundamento do único submarino alemão jazendo em águas da costa Oeste do Estados Unidos. Trata-se do "UnterseeBoot" UB-88, relíquia da I Guerra Mundial, cuja torre de comando , assim como o casco, já deteriorado e coberto de organismos marinhos ainda é visível, como se observa neste mosaico fotográfico.


Segundo notícia divulgada pelos próprios achadores, em Agosto do ano passado, uma equipa de mergulhadores profissionais efectuaram mergulhos a uma profundidade abaixo dos 40 metros, trazendo consigo várias fotografias que ajudaram a confirmar a identidade do submarino. Veteranos do mergulho técnico em locais de naufrágio famosos, como o USS «Monitor» e o SS «Andrea Doria» (ambos na Costa Leste norte-americana), Kendall e John Walker exploraram os destroços do submarino. Estas provas fotográficas vieram juntar-se aos resultados obtidos com o Sonar multi-feixes e câmaras de vídeo subaquáticas do U.S. Geological Survey (USGS, organismo responsável pela prospecção e gestão do ambiente e recursos geológicos).

A posição do UB-88 permaneceu desconhecida durante mais de 80 anos, algures nos fundos marinhos ao largo da Baía de San Pedro, a Sudeste do Porto de Los Angeles (California). O seu posicionamento só foi possível graças à informação proveniente de um banco de dados geográficos contendo imagens em 3D de alta resolução do fundo do mar, providenciada pelo U.S. Geological Survey. O inovador programa de cartografia submarina do USGS, conhecido por "Pacific Seafloor Mapping Project", que cobre a área adjacente ao estado californiano denominada "Los Angeles Margin" revelou unionlocks.jpgimagens do fundo marinho com alto grau de precisão, permitindo uma localização visual mais apurada das "anomalias" geo-magnéticas. Cruzando estes dados cartográficos com um programa utilizando Sistema de Informação Geográfica (SIG, tradução de GIS, "Geographic Information System"), os resultados foram cuidadosamente analisados, comparados e forneceram uma lista de alvos prováveis.



Carreira Subaquática de um Lobo do Mar
A curta história do UB-88 começa verdadeiramente na mesa de projectos da Marinha Imperial alemã. Em resultado do "Projecto 44", novo plano aprovado em 1916, foi iniciada a construção de uma nova classe de submarinos, denominada Tipo UB III. Mais longo e largo e melhor armado, os novos submarinos transportavam 10 torpedos, um canhão de 88 mm e tripulação de 34 elementos.

A Alemanha necessitava deste meio de ataque furtivo, os "Unterseeboots" ("U-Boots", ou submarinos) de modo a quebrar o bloqueio marítimo e a superioridade da Marinha de Guerra de superfície aliada. Mas a excessiva despesa financeira exigida pela máquina militar ditou medidas desesperadas para desgastar o adversário. Assim, também se contava com a eficácia dos "U-Boots" na intercepção das logística naval, afundando os comboios de navios mercantes aliados carregados de armas e combustível para as frentes de guerra. Como tal, a Marinha Imperial alemã instruiu a sua arma de submarinos para recorrer ao ataque sem aviso prévio de qualquer navio mercante que navegasse de e para países aliados. A guerra submarina não deveria conhecer restrições.

Foi assim que surgiu o "Projecto 44", dotando os novos submarinos com autonomia e poder ofensivo acrescidos que permitissem ataques a grande distância das bases navais alemãs, em alto-mar, confrontando navios de maior porte (e melhor escoltados).

Neste contexto, o UB-88, de 510 toneladas e 55 metros de comprimento é lançado à água nos estaleiros Vulcan em Hamburgo no ano de 1917, entrando ao serviço em Janeiro de 1918 sob o comando do "Oberleutnant zur See" Johannes Ries. Durante os 10 meses seguintes, o submarino assinou um impressionante registo de 13 navios aliados afundados no decorrer de apenas cinco missões, somando um total de 32.333 toneladas.

Pouco após o Armistício, a tripulação do UB-88 rendeu-se juntamente com muitos outros navios da Frota de Alto Mar da "Kriegsmarine". O UB-88 foi um dos seis submarinos entregues aos Estados Unidos pela Grã-Bretanha. Acolhido e reparadoaboutub88.jpg o submarino no porto de Harwich, em Inglaterra, partiu acompanhado do navio de apoio «Bushnell» e três outros submarinos alemães reconvertidos (U-117, UC-97 e UB-148). Esta pequena esquadra improvisada recebeu o nome de "Ex-German Submarine Expeditionary Force" e atravessou o Atlântico escalando em Ponta Delgada (ilha de São Miguel), nos Açores, e as Bermudas até atingir o seu destino, Nova Iorque, onde chegou a 27 de Abril.



Mergulho Final
A presença dos antigos USS «Wickes» em Janeiro de 1921 num exercício naval com fogo real.

Pouco paperweight.jpgtempo antes, durante os trabalhos de desmantelamento do interior do submarino, as hélices foram removidas e fundidas em pesa-papeis com a forma do UB-88 e o seu número gravado em ambos os lados da proa. Cada um dos pequenos pesa-papeis pesa cerca de 282 gramas, medindo pouco mais de 13 centimetros. Estas relíquias do submarino alemão surgem ocasionalmente em leilões na região de Los Angeles e na Net, nas vendas do "E-bay". Um exemplar encontra-se em exibição no Los Angeles Maritime Museum.



Leia-se aqui uma notícia contemporânea do afundamento e outra, recente, do "Los Angeles Times" sobre os mergulhadores que identificaram o U-88, disponível aqui.
Neste interessante "site" dedicado ao UB-88 registam-se a história ilustrada do período de serviço do submarino, o seu afundamento e a sua redescoberta.