quinta-feira, fevereiro 12, 2004

Algo realmente diferente navega no Mar da Florida

Cubanos em travessia automóvel do Estreito da Florida

São sobejamente  cu-map.gifconhecidas as histórias dramáticas dos "balseros" cubanos que tentaram vezes sem conta atingir os Estados Unidos recorrendo a simples jangadas, botes ou bóias para fugir às duras condições de vida em Cuba.
Mas, há cerca de uma semana as imagens de uma travessia verdadeiramente épica foram transmitidas pelas cadeias de televisão norte-americanas, fomentando admiração pela criatividade e desespero do acto.



Escapar a Fidel: Missão Quase Impossível?
Marciel Basanta López e Luís Grass Rodriguez foram os dois intrépidos navegantes da imagem que arriscaram as vidas, pilotando um "Buick" de 1959 digno de enriquecer o nosso imaginário marítimo. Viajando com um casco adaptado, portas e juntas seladas e movidos pelo motor V-8 de origem do veículo, os dois cubanos tentaram escapar da ilha de Cuba, velejando (para onde mais?) para as costas da Florida. Note-se que a lotação estava esgotada, pois encontravam-se a bordo outros 4 adultos e 5 crianças.

Durante pouco mais de uma semana, o bizarro veículo sulcou as águas do Golfo do México. Naturalmente as autoridades marítimas norte-americanas mandaram "encostar" a viatura e o sonho de evasão acabou, uma vez mais, com o veículo no fundo e o repatriamento dos seus ocupantes.

Persistência Acima de Tudo
Mas esta não é a primeira vez. No ano passado, os mesmos cubanos tentaram realizar o percurso numa antiga carrinha "Chevrolet" de caixa aberta (vulgo "pick-up") reconvertida numa espécie de pontão flutuante recorrendo a barris metálicos vazios e adaptando um veio com hélice. Após intercepção pela Guarda Costeira norte-americana a cerca de 640 quilómetros da Florida, a carrinha flutuante foi afundada para garantir a segurança da navegação na zona.

Mais uma vez, pouca sorte para estes ousados marítimos. As estritas leis de imigração norte-americanas apenas garantem aos cidadãos cubanos que entram ilegalmente nos Estados Unidos a rápida deportação de volta à ilha de onde partiram.

Um episódio inusitado que revela a extensão do desespero movido por um drama real vivido na ilha paradisíaca descoberta para o Ocidente há mais de 500 anos por Cristóvão Colombo.

Notícias da CNN e do "Miami Herald" aqui e aqui, entre outras.