O primeiro Museu de Arqueologia Subaquática na Internet (Museum of Underwater Archaeology), baseado em Saint Augustine, na Florida, abriu as suas portas virtuais no mês passado com uma pequena exposição.
O objectivo desta interessante iniciativa marítima consiste na divulgação pedagógica da actividade arqueológica subaquática, envolvendo a ilustração de todas as suas fases, desde a prospecção, investigação documental, escavação, registo, até à conservação dos artefactos eventualmente recuperados. A equipa do Museu propõe uma série de exposições sobre a temática dos naufrágios.
Tendo por base prospecções magnéticas efectuadas entre 1995 e 1997 pela empresa Southern Oceans Archaeological Research (SOAR) da zona marítima adjacente a Saint Augustine, foram identificados dois sítios de naufrágio. Estes são o "Steamship Site" e o "Tube Site", ambos incluídos na zona denominada "Industry Site". O "Steamship Site" consiste na maquinaria de propulsão de um navio a vapor do início do séc. XIX e o "Tube Site" resume-se (para já, pois será alvo de uma futura escavação) 8 peças de artilharia, 3 âncoras, barris e várias concreções que revelam a presença de outros artefactos. Em resultado deste rastreio subaquático, interveio o Saint Augustine Lighthouse and Museum, financiando o programa denominado "Lighthouse Archaeological Maritime Program" destinado à prossecução dos trabalhos arqueológicos.
Os Destroços do «Industry»
O resultado do estudo arqueológico do sítio (denominado "site 8SJ3478"), realizado em parceria com o Conservation Research Laboratory, unidade integrante do Nautical Archaeology Program da Universidade de Texas A&M (resumo do relatório aqui), apontam para um navio de transporte de abastecimentos durante o período colonial. Por seu lado, a investigação em arquivo forneceu pistas para identificação do navio naufragado, que poderá ser a chalupa «Industry», navio particular fretado pela Royal Navy e comandado pelo Capitão Daniel Lawrence que se afundou a 6 de Maio de 1764 na barra de Saint Augustine, quando transportava víveres ao 9.º Regimento de Infantaria Britânico, sob o comando do Major Francis Ogilvie.
Entre os achados contam-se diversas ferramentas (machados, pás e enxadas), pedras de mó, munições e peças de artilharia, o que parece confirmar a identidade do navio. Os canhões, em particular, forneceram uma datação bastante precisa, entre 1750 e 1760. De facto, o «Industry» transportava uma carga de munições e abastecimentos necessários às tropas britânicas que ocupavam a cidade de Saint Augustine.
A informação resultante deste projecto permitiu um novo olhar ao período britânico (1763-1784) em Saint Augustine, tornando-se na primeira escavação arqueológica subaquática na zona marítima daquela que é a mais antiga cidade norte-americana.Entretanto, anunciam-se as próximas exposições virtuais, concretamente Introdução à Arqueologia Subaquática e o navio confederado CSS «Alabama» (sobre o qual já escreveremos brevemente).
O objectivo desta interessante iniciativa marítima consiste na divulgação pedagógica da actividade arqueológica subaquática, envolvendo a ilustração de todas as suas fases, desde a prospecção, investigação documental, escavação, registo, até à conservação dos artefactos eventualmente recuperados. A equipa do Museu propõe uma série de exposições sobre a temática dos naufrágios.
Tendo por base prospecções magnéticas efectuadas entre 1995 e 1997 pela empresa Southern Oceans Archaeological Research (SOAR) da zona marítima adjacente a Saint Augustine, foram identificados dois sítios de naufrágio. Estes são o "Steamship Site" e o "Tube Site", ambos incluídos na zona denominada "Industry Site". O "Steamship Site" consiste na maquinaria de propulsão de um navio a vapor do início do séc. XIX e o "Tube Site" resume-se (para já, pois será alvo de uma futura escavação) 8 peças de artilharia, 3 âncoras, barris e várias concreções que revelam a presença de outros artefactos. Em resultado deste rastreio subaquático, interveio o Saint Augustine Lighthouse and Museum, financiando o programa denominado "Lighthouse Archaeological Maritime Program" destinado à prossecução dos trabalhos arqueológicos.
Os Destroços do «Industry»
O resultado do estudo arqueológico do sítio (denominado "site 8SJ3478"), realizado em parceria com o Conservation Research Laboratory, unidade integrante do Nautical Archaeology Program da Universidade de Texas A&M (resumo do relatório aqui), apontam para um navio de transporte de abastecimentos durante o período colonial. Por seu lado, a investigação em arquivo forneceu pistas para identificação do navio naufragado, que poderá ser a chalupa «Industry», navio particular fretado pela Royal Navy e comandado pelo Capitão Daniel Lawrence que se afundou a 6 de Maio de 1764 na barra de Saint Augustine, quando transportava víveres ao 9.º Regimento de Infantaria Britânico, sob o comando do Major Francis Ogilvie.
Entre os achados contam-se diversas ferramentas (machados, pás e enxadas), pedras de mó, munições e peças de artilharia, o que parece confirmar a identidade do navio. Os canhões, em particular, forneceram uma datação bastante precisa, entre 1750 e 1760. De facto, o «Industry» transportava uma carga de munições e abastecimentos necessários às tropas britânicas que ocupavam a cidade de Saint Augustine.
A informação resultante deste projecto permitiu um novo olhar ao período britânico (1763-1784) em Saint Augustine, tornando-se na primeira escavação arqueológica subaquática na zona marítima daquela que é a mais antiga cidade norte-americana.Entretanto, anunciam-se as próximas exposições virtuais, concretamente Introdução à Arqueologia Subaquática e o navio confederado CSS «Alabama» (sobre o qual já escreveremos brevemente).