quinta-feira, novembro 13, 2003

Um Mergulho por Boas Causas

Lloyd Scott, ex-bombeiro e futebolista súbdito de Sua Magestade britânica, de 41 anos, foi o responsável por uma façanha subaquática digna de figurar entre as grandes histórias mitológicas: o homem concluiu no mês passado uma maratona subaquática perfazendo a travessia dos 42 km de comprimento do mal afamado Loch Ness a uma profundidade média de 20 metros.
Equipado unicamente com um fato de mergulho com 60 anos cujo capacete é alimentado a ar a partir de um compressor à  superfí­cie (para os que se recordam das aventuras do "Tintin", é aquele fato desajeitado com enorme capacete de metal com que o protagonista encontra o navio e tesouro submersos de Rackham, o Terrí­vel), o chamado "pé de chumbo", pesando 86 kg e de cartas hidrográficas dos anos 30, o insuspeito britânico realizou a proeza em apenas 12 dias. Apesar da água gélida, da péssima visibilidade (por vezes nula) e do perigo do desconhecimento dos fundos do lago, o britânico obteve a caderneta de mergulho unicamente para realizar esta missão.

A razão: sensibilizar a opinião pública em nome da fundação "Children with Leukaemia" para a angariação de 4 milhões de dólares necessários ao financiamento da investigação para a cura da leucemia, uma doença de que o próprio Scott padeceu de forma crónica anos atrás. Antevendo um possível encontro subaquático com o alegado monstro do lago escocês, o fleumático Scott admitiu não saber quem ficaria com mais medo, se o próprio ou a criatura residente no lago, mas a ocasião e o local foram escolhidos simplesmente devido à realização da maratona (terrestre) anual do Lago Ness.
Aliás, desde que recebeu um providencial transplante de medula óssea em 1989 que o salvou, Scott ficou conhecido justamente por ter participado (pela mesma causa) nas clássicas maratonas de Londres, Nova Iorque e Edimburgo, envergando um fato de mergulho semelhante, do iní­cio do séc. XX com um peso de 80 kg. Feitos que estabeleceram novos recordes para os tempos máximos alguma vez registados nessas corridas, obviamente.

Assim se estabeleceu um novo recorde mundial de maratona subaquática , no fundo do misterioso Lago Ness.
Um marítimo de se lhe tirar o capacete.

Sem comentários: