domingo, novembro 09, 2003

Captain's BLog

Mergulhos
Não é todos os dias que a temática marítima surge das águas para saciar a curiosidade dos terráqueos.
Por isso, aconselho vivamente uma visita à exposição justamente denominada «Um Mergulho na História: arqueologia subaquática no rio Arade», patente no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa (Belém). Inovadora na sua apresentação e interessante no seu conteúdo, revela pela primeira vez a riqueza do património marítimo submerso da histórica vila de Portimão.

Dispersos nas profundezas da foz do Arade, acumulam-se materiais diversos, vestígios da intensa navegação cujos primeiros testemunhos datam de há mais de 2.000 anos, entre restos de possíveis embarcações fenícias e romanas a navios do séc. XVII. Até à data foi possível registar nada menos de 14 sítios arqueológicos, entre locais de afundamento de navios e achados de diversos materiais.
No terreno, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, em conjunto com o GEO (Grupo de Estudo Oceânico) e o CNANS (Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática), reuniram-se para desenvolver esta série de campanhas de arqueologia subaquática, a maior jamais realizada em Portugal, que conta com o auxílio de avançada tecnologia e arqueólogos mergulhadores de vários países (Brasil e Estados Unidos).

A informação sobre o projecto e resultados científicos pode ser obtida aqui.
Também se encontra disponível um resumo histórico dos naufrágios descobertos e estudados nos últimos anos no Arade pelas equipas do CNANS e do Instituto de Arqueologia Náutica da Universidade do Texas A&M.
Agora que já estão a par, podem reencaminhar as vossas rotas marítimas e traçar rumo ao Museu, pois têm até 11 de Janeiro.

Agradecimentos
São devidos aos blogonautas que dirigem as embarcações seguintes (por ordem alfabética): Baixa Pombalina, Ciência na Blogosfera Portuguesa, Com o Decorrer do Tempo, Hora Absurda, LetraBlog e o Sebenta.
É claro que se recomenda a visita a estes audazes mareantes. O "Marítimo" e sua tripulação agradecem e retribuem o apoio e simpatia demonstrada na faina dos 7 mares virtuais. A todos, boa viagem e bom vento...

Sem comentários: