quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Novidades Marítimas e Subaquáticas

Mergulho Virtual nos Fundos Marinhos



Topografia do leito submarino do Atlântico Norte e localização do naufrágio do Titanic (1912)


O GoogleEarth aventurou-se finalmente na navegação oceânica. Graças à parceria entre o gigante de software com a Scripps Institution of Oceanography da Universidade da California em San Diego, desde o início deste mês estão disponíveis online novos recursos geográficos, tais como a cartografia dos fundos oceânicos em alta resolução e os próprios percursos das expedições científicas marítimas.
Este projecto muito esperado denominado Google Ocean disponibiliza pela primeira vez uma representação integral em 3D dos fundos marinhos. Um dos novos "layers" denomina-se "Ocean Expeditions" e resulta de uma ambiciosa expedição científica após um percurso total de 100.000 milhas náuticas efectuado no decurso de dois anos e meio pelo navio oceanográfico R/V Melville.


Navio oceanográfico R/V Melville

Entre outros pontos de interesse devidamente destacados nestes mapas assinalam-se vulcões submarinos e estudos acerca do campo magnético da Terra, para além de uma base de dados batimétrica detalhada e actualizada.


Mais ainda, a nova versão Google Earth 5 permite aos internautas não só a importação de dados de navegadores GPS, a utilização de uma multiplicidade de "layers" relacionados com os mares, incluindo locais de naufrágios, informações de geolocalização por GPS de diversas espécie animais em tempo real , videos e imagens dedicadas ao meio ambiente oceânico a partir de instituições tais como a National Geographic Society, a Cousteau Society, a International Union for Conservation of Nature (IUCN), o Monterey Bay Aquarium e o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), numa reunião inédita de informações sobre o mundo subaquático.



Exemplo da geolocalização por GPS de espécies animais em tempo real

Para mais informações, veja-se a página oficial da Google.

Sem comentários: