terça-feira, julho 24, 2012

Do Massivo Mundo Líquido

Tédio em Terra? Maravilhe-se no Mar.


Imaginar-se na prancha do havaiano Garrett McNamara em Novembro de 2011 na Praia do Norte, Nazaré, com a monumentalidade com que surfou na ZON North Canyon 2011 a maior onda navegada do Mundo, é esmagador.



Perto de 24 metros (um prédio de 5 andares) convertidos num momento marítimo icónico. Confirmado e documentado pelos entendidos em big waves  do Billabong XXL Global Big Wave Awards, e aprovado no Livro do Guinness World Records, o triunfo foi dedicado pelo norte-americano à vila marítima da Nazaré.

A histórica vila de pescadores, encravada entre o massivo promontório do Sítio e um vertiginoso vale submarino (o mais profundo da Europa) que atinge os 5.000 metros, proporciona ondulação gigantesca consistente para torná-la num dos melhores spots mundiais do surf de "grandes ondas".


Efémero momento, temporariamente erguidos numa muralha de água sobre o turbilhão em que nascemos e a que estamos condenados. Recobrados os sentidos, resta-nos admirar as imagens impressivas que a Natureza nos oferece sem condições. Nada melhor do que desfrutar de uma das maiores energias deste planeta ainda em condições.

Sem comentários: