quarta-feira, abril 14, 2004

Navegações do "Maritimo"

Novidades
O capitão deste "blog" justifica a hibernação deliberada deste espaço com a sua colaboração noutros projectos marítimos (e nas suas próprias investigações históricas). Para saber mais, nada melhor do que ler o próximo número da revista «Vega», a qual (como já terão lido algures) é a primeira revista portuguesa de grande informação dedicada ao mar.



O artigo em questão (assim como o que sairá na próxima semana nadesaguliers_diving1.jpg revista «Al-Madan») trata do mergulho em navios afundados e recuperações subaquáticas na época da Expansão, um dos temas prestes a tratar em livro, já prometido há vários meses, mas sucessivamente atrasado devido a divergências com a antiga editora. Para já fica a notícia sobre os artigos que posteriormente estarão acessíveis aqui, neste recanto marítimo virtual.
Sugestão
Em Londres, o Imperial War Museum disponibiliza "online" a história de um trágico episódio marítimo integrado na exposição "Survival at Sea: stories of the Merchant Navy in the Second World War" sobre o afundamento em pleno Atlântico do cargueiro britânico SS «Anglo Saxon» por um navio corsário alemão.

Neste ataque, o «Anglo Saxon» perdeu a maior parte da tripulação de 41 homens. Apenas 7 tripulantes escaparam a bordo do batel de serviço medindo pouco menos de 5,5 metros. Este batel, designado tecnicamente um "jolly boat", está agora exposto no Museu e é o centro de uma pequena história trágico-marítima do último grande conflito mundial. Uma odisseia pouco conhecida que durou 70 dias à deriva, levando os 2 únicos sobreviventes à salvação numa ilha das Bahamas por sorte, improviso e muita força de vontade.