sexta-feira, março 05, 2004

Estranhas Formas de Vida

Arte e Ciência do Mundo Marinho (e não só)
Iniciamos este breve roteiro por uma exposição de Fotografia Científica "Images from Science", da Rochester Institute of Technology (Nova Iorque), "online" desde 2002. Esta instituição promotora de actividades fotográficas desde há mais de 100 anos, intervém mais recentemente na educação e pesquisa científica, reuniu aqui fotos realizadas no âmbito de estudos científicos nas áreas da Oceanografia, Geologia, Biologia, Engenharia, Medicina e Física, divulgando a abrangência da imagem de alta resolução no campo das Ciências.

Larimer_fish.jpg

Seguimos para uma visita a exemplares marinhos de escala ínfima. O Instituto para a Promoção do "Menor que Um Milímetro" apresenta o Museu Micropolitan (leram bem) de formas artísticas microscópicas. Uma colecção excepcional de Microfotografias, a ver de perto.

 euglena350.jpg

As duas curiosas gravuras seguintes representam, respectivamente, exemplares de "Zeus Spinosus" e de "Cyprinus Cylindricus".

 map31_02.jpg

map29.jpg

Formam parte das colecções conhecidas por "Museum Adolphi Friderici", reunidas pelos reis da Suécia Adolf Fredrik (1710-1771) e Lovisa Ulrika (1720-1782), e as publicações do seu ilustre súbdito Carl Linnaeus, autor da catalogação científica (realizada AUTAS001124072570.jpgentre 1754 e 1764). As colecções originais têm vindo a ser reconstituídas pelo Museu Nacional de História Natural, em Estocolmo.

Concluindo esta breve ronda pela vida marinha, temos um Dragão Marinho naturalmente disfarçado de alga ("Weedy Sea Dragon") pintado pelo inglês William Buelow Gould (1801-1853) que terminou os seus dias como recluso na remota ilha da Tasmânia (Sul da Austrália). O seu caderno de pintura sobre peixes conserva-se actualmente na Allport Library and Museum of Fine Arts no Estado australiano da Tasmânia e está disponível no respectivo "site" da Biblioteca Estatal da Tasmânia.